segunda-feira, 27 de junho de 2011

Federer leva susto de freguês, mas vira jogo e avança às quartas de final

SporTV.com Londres

Roger Federer tênis Wimbledon oitavas (Foto: Getty Images)
Roger Federer mostra preocupação durante a
virada sobre Mikhail Youzhny (Foto: Getty Images)

O começo foi ruim, com mais erros do que o normal e um set perdido. Roger Federer, entretanto, se recuperou a tempo, virou o jogo e, pela 11ª vez em 11 jogos, derrotou o russo Mikhail Youzhny, atual número 17 do mundo. Por 6/7(5), 6/3, 6/3 e 6/3, o hexacampeão de Wimbledon, avançou mais uma vez às quartas de final do Grand Slam britânico.

Terceiro colocado na lista da ATP, Federer agora enfrentará o francês Jo-Wilfried Tsonga (19), que derrotou, também nesta segunda, o espanhol David Ferrer (6) por 6/3, 6/4 e 7/6(1).

Federer e Youzhny fizeram um set inicial parelho, sem chances de quebra. O suíço, no entanto, errava mais do que de costume. A decisão só veio no tie-break e, mesmo assim, de forma surpreendente. O número 3 do mundo abriu 4/1 e parecia rumar para mais uma vitória rotineira, mas cometeu um par de erros e deixou Youzhny vencer cinco pontos seguidos para chegar a dois set points. O russo errou uma direita na primeira chances, mas comemorou o triunfo por 7/6(5) quando Federer cometeu um erro não forçado de esquerda.

O momento ruim do suíço não demorou muito. Federer reduziu seu número de erros e passou a fazer Youzhny batalhar mais por seus pontos. O resultado veio logo no quinto game, com a primeira quebra de saque do jogo. O número 3 terminou a parcial com apenas dois erros não forçados, e um slice de Youzhny que ficou na rede no nono game deu ao favorito mais uma quebra e o empate na partida: 1 set a 1.

O russo assustou no primeiro game do terceiro set, conquistando três break points (0/40), mas Federer se salvou de todas e uma quarta chance de quebra, obtida pouco depois por Youzhny. As chances desperdiçadas custaram caro, já que o hexacampeão quebrou o saque do russo no segundo game. A história se repetiu no terceiro e no quarto games, com um break point perdido por Youzhny e outro convertido por Federer. Logo, o suíço abriu 5/0. O russo ainda devolveu uma das quebras e encostou em 5/3, mas o suíço não vacilou e, no nono game, fez 6/3.

O quarto set começou com Federer chegando a três break points (0/40) e Youzhny dando a quebra de graça. Acreditando que uma bola do rival tinha quicado fora, o russo parou o ponto e pediu o replay. O Hawk-Eye confirmou a bola boa e, consequentemente, a quebra de serviço.

Assim como no set anterior, Youzhny teve um break point para igualar o jogo logo em seguida, mas Federer se salvou com um ponto impecável. A quebra de vantagem foi o suficiente, e o número 3 do mundo ainda quebrou Youzhny novamente no nono game para selar a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário