sábado, 30 de julho de 2011

Espanha enfrentará França no caminho para a Copa 2014

A atual campeã do mundo do futebol, Espanha, terá que lidar com a França nas eliminatórias da classificação da próxima Copa, no desenlace mais espetacular do sorteio realizado neste sábado no Rio de Janeiro.

As duas grandes equipes europeias costumam ter caminhos longos, mas positivos, nesse tipo de eliminatórias. São de oito a dez partidas, nas quais o maior sofrimento são algumas longas viagens e terrenos inóspitos, como o do Cazaquistão.

Por isso, a presença de França e Rússia no tambor 2 do sorteio das eliminatórias europeias era alarmante. As mãos inocentes do ex-jogador do Barcelona e Real Madri, Ronaldo, e de Ganso, do Santos, fizeram o resto.

A Espanha enfrentará os franceses, além de Belarus, Georgia e Finlânida. Portugal terá de se ocupar com a Rússia. Essas duas equipes terão como extras Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo.

O treinador francês, Laurent Blanc, descreveu os espanhóis como "o melhor time do mundo", mas relativizou o confronto.

"Tínhamos que estar no grupo de algum cabeça-de-série, não sei se os espanhóis estarão contentes de nos enfrentar", explicou à imprensa.

"Não sei se a Espanha estará no mesmo nível em 2014 ou se os franceses cortarão a diferença que lhes separa dos espanhóis", questionou-se, antes de afirmar que "2014 está longe".

Espanhóis e franceses se enfrentaram em 30 ocasiões. Nas quatro últimas, os primeiros venceram três vezes e os segundo uma, a que impôs a eliminação da Espanha nas oitavas de final do Mundial 2006 (3-1).

O treinador espanhol, Vicente del Bosque, cuja presença no sorteio tinha sido anunciada pelos organizadores, viajou ao Rio de Janeiro.

No total, os europeus terão 13 equipes na Copa. O sorteio dividiu os aspirantes em nove grupos. Os primeiros irão diretamente e os oito melhores segundo lugares disputarão a vaga em partidas de ida e volta.

A Inglaterra, que ultimamente sofre demais para se classificar nos grandes campeonatos - não esteve na Eurocopa de 2008 -, disputará com Montenegro, Ucrânia, Polônia, Moldávia e San Marino.

Portugal, de Cristiano Ronaldo, outro dos grandes times cujas dificuldades nas eliminatórias excedem seu potencial, terá de enfrentar a Rússia.

Paulo Bento, seu técnico, disse que "há um grupo com duas grandes presenças do futebol mundial, o caso da França e Espanha, mas não significa que os outros grupos, o nosso, seja um grupo tranquilo".

Ainda assim, "é um grupo que permite alimentar a esperança do objetivo de estar na Copa 2014".

No grupo A, haverá um confronto de alta tensão, o Croácia-Sérvia, dois países que estiveram em guerra há dez anos (1991-2001). No sorteio deste sábado, por exemplo, a Fifa não permitiu que russos e georgianos dividissem o grupo.

Itália, por sua vez, enfrentará Dinamarca, República Tcheca, Bulgária - nenhuma das quatro atravessa seu melhor momento -, Armênia e Malta.

Alemanha, que apenas perdeu três partidas de classificação para uma Copa em 74 anos de história, terá Suécia e Irlanda como seus rivais mais difíceis e na Áustria, Ilhas Foroe e Cazaquistão como os mais fáceis.

A finalista do último mundial, Holanda, jogará com a Turuia - treinada pelo holandês Guus Hiddink -, Hungria, Romênia, Estônia e Andorra.

Fonte: Alfons Luna (AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário