segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Aurélio Rodrigues

Iniciou sua carreira política em 1903, eleito para o Conselho Municipal de Salvador. Em 1910 ocupou uma cadeira na câmara de deputados do Estado, tornando-se seu presidente, o que o colocou na condição de segundo substituto legal do governador. Com a renúncia de Araújo Pinho tornou-se governador do Estado em 22 de dezembro de 1911.

Episódio da história estadual foi a decisão inusitada no seu governo assumindo o em 1911, decretou a mudança da capital do estado, de Salvador para Jequié - ocasionando imediata reação do governo federal, que bombardeou Salvador e forçou a renúncia do infeliz político que adotara a medida.

Jamais tendo se constituído de fato, o gesto entretanto marcou a História da Bahia, como um dos mais tristes, sobretudo por ter o bombardeio da Capital provocado o incêndio da biblioteca pública, onde estavam guardados a maior parte dos documentos históricos de Salvador.

Rio das Contas


O Rio das Contas é um rio brasileiro que banha o estado da Bahia. No período colonial era chamado de Rio Santo Agostinho.

Nasce entre os municípios de Piatã e Rio de Contas, passa pelas cidades, de Dom Basílio, Tanhaçu precisamente no distrito de Sussuarana, de Jequié, onde antes forma a Barragem de Pedras, represando um lago de mais de 70 km, com a finalidade de gerar energia elétrica, de Jitaúna, de Ipiaú,de Itagibá, de Barra do Rocha, de Ubatã, de Ubaitaba e Aurelino Leal, para finalmente ter a sua foz no Oceano Atlântico, às margens da cidade de Itacaré, um paraíso ecológico na Mata Atlântica da Bahia.


fonte: Wikipédia

sábado, 29 de agosto de 2009

Subdivisões

Jequié tem mais de 3.000 km², possuindo os seguintes distritos: Fazenda Velha, Florestal, Itaibó, Boaçu, Itajuru, Monte Branco, Baixão, Oriente Novo, Tamarindo e Barra Avenida.

Sua sede também está dividida em muitos bairros, entre eles estão Jequiezinho, Mandacaru, São Luiz, Campo do América, Joaquim Romão, Cidade Nova, Jardim Alvorada, Jardim Eldorado, Vila Rodoviária, Águia Branca, Urbis I (Casas Populares),Urbis III e IV (Agarradinho), Pedras do Parque, Bairro km 3 e km 4, Bela Vista, Gustavo Ribeiro, São José, Pompílio Sampaio, São Judas Tadeu, Parque das Algarobas, Osvaldo Costa Brito, Mirassol, Tropical, Itaigara, Brasil Novo, Vovó Camila, Amaralina, Carangueijo (Prodecó), Zimbrune, Baixa do Bonfim, Barro Preto, Sol Nascente, Cururu, Curral Novo, Pau Ferro, Alto do Cemitério, Posto Manoel Antonio e Inocoop.